Corridas para você se aquecer neste inverno

Paulo Vieira

Tag: , , , ,

Foi dada a largada para as maratonas de inverno
Foi dada a largada para as maratonas de inverno

Quem tem o estranho hábito de acordar cedo nos domingos já deve ter visto – e até mandado para os diabos – os bloqueios que interditam as ruas. Domingo sim, domingo sim há uma prova de 5K ou 10K acontecendo nas ruas de São Paulo e, com menos frequência, em outras capitais do Brasil. Neste domingo, por exemplo, acontece uma corrida de 10km no entorno do Ibirapuera e na semana que vem há também provas de mesma distância em Manaus e Vitória e uma meia maratona na Ponte Rio-Niterói. Exceto para o novato que corre de turma, algo comuníssimo no circuito, é difícil saber qual prova correr.

Como sabem os que me acompanharam nos primeiros posts, minha experiência em provas é pequena. Sou o que os mais antigos chamam de “maverick”, um sujeito que prefere o silêncio ao bulício e as ruas vazias à galera uniformizada se motivando. Para não me achar, procure-me sábado pela manhã na USP (na hora do pôr do sol é outra história). Tudo para dizer que corri, até onde minha memória alcança, duas meias. Uma nos anos 1980 e outra ano passado, no Rio de Janeiro, uma corrida bastante popular inclusive entre os paulistanos, haja visto a quantidade de camisetas dessa prova que eu vejo pelas ruas de Sampa.

É uma prova que acontece no começo de julho, no inverno, o que não significa que você não irá sofrer com o calor. Em 2012 eu dei sorte: choveu e a temperatura média devia estar em torno de 19 graus.Correr qualquer prova acima dos 22 graus é pedir pra sair.

A meia do Rio de julho é uma prova que recomendo por: a) ser no Rio; b) ser um evento nacional, cheio de equipes se incentivando e gritando a cada quilômetro quantos outros faltam para o fim da prova; c) se você desistir, não vai se sentir o pior dos humanos, já que estará ou em São Conrado ou no Leblon, em Ipanema, Copacabana ou em Botafogo. A meia é realizada simultaneamente com a maratona, que parte do Recreio dos Bandeirantes. Este ano será no domingo, 7 de julho.

Até lá, algumas sugestões para você fazer bonito:

Em 9 de junho: 5K, 10K e meia maratona de Florianópolis. Começa no continente e, para o circuito de 5K, você nem passa para o outro lado; no 10K você vai à ilha sim, indo e voltando pela ponte; na meia, finalmente, chega pela Beira Mar até a região de Trindade, para então voltar à ponte e ao continente; mais informações, meiadefloripa.com.br

Track e Field Run Series 10K (Villa-Lobos): no dia 23, começa na Avenida Jaguaré e segue pela Avenida Professor Fonseca Rodrigues, a rua do Parque Villa-Lobos, terminando na entrada do shopping Villa-Lobos. Há facilidades de estacionamento; veja em www.tfrunseries.com.br

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.